Vários clientes do Banco CTT ficaram com as contas sem dinheiro, na sequência de um ataque informático numa página falsa que se apresentava como sendo a oficial da instituição.
O banco liderado por Luís Pereira Coutinho deixou os utilizadores lesados em vários milhares de euros justificando a situação como um “esquema de phishing”, cuja responsabilidade não assume. Contudo, os clientes exigem uma solução para os prejuízos.
No dia 19 de dezembro, ao tentar fazer uma transferência, a cliente do Banco CTT Rosa Fonseca, deparou-se com uma conta à ordem a zeros e uma transferência de 2.600 euros feita a partir da conta secundária, para onde foi transferido o dinheiro da conta principal e a cliente tinha o património dos pais.
Outra lesada, de nome Vanessa, confessou que a situação “já estava a ocorrer há, pelo menos, uma semana e o banco não tinha enviado qualquer comunicação aos clientes ou alerta” nem disponibilizava informação por telefone ou ao balcão acerca do sucedido.
“Claramente houve uma falha de segurança”, apontou Vanessa em declarações à CNN ao salientar que o Banco CTT nada fez para proteger os clientes.
A entidade bancária não terá registado qualquer falha de segurança nas plataformas digitais, o que indica que o ataque será externo à empresa. Em duas semanas, vários milhares de euros foram retirados do banco CTT, informação que o Ministério Público já tem acesso e deverá investigar.