TVI e ex-diretor condenados a pagar quase 70 mil euros à IURD

Uma sentença que surge na sequência da série de reportagens da TVI intitulada ‘O Segredo dos Deuses’, que acusava a IURD de fazer parte de uma rede de rapto e tráfico de menores.

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste condenou a TVI e o antigo diretor do canal, Sérgio Figueiredo, ao pagamento de uma multa de quase 70 mil euros, pelo facto de terem recusado emitir nove direitos de resposta a propósito da série de reportagens intitulada ‘O Segredo dos Deuses’.

Em causa está uma decisão que surge na sequência de uma ação judicial movida pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), entidade visada por essas peças televisivas e que pediu ao canal a emissão dos já referidos nove direitos de resposta.

De acordo com a sentença, o tribunal considerou que a TVI  e o seu ex-diretor devem agora pagar 68.468,45 euros à IURD: 50.000 euros “a título de indemnização por danos não patrimoniais” e 18.468,45 euros “a título de indemnização por danos patrimoniais”.

Num primeiro momento, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) tinha-se mostrado solidária com a posição da TVI, tendo emitido uma deliberação onde reconhecia como legítima a recusa da TVI na emissão dos direitos de resposta aqui em causa. Porém, o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa viria, depois, a contrariar essa decisão da entidade reguladora.

‘O Segredo dos Deuses’ foi uma série de reportagens transmitida na TVI que acusava a IURD de fazer parte de uma rede de rapto e tráfico de menores. O canal televisivo reportava ainda que a IURD tinha, na década de 1990, um lar ilegal de crianças, localizado em Lisboa, de onde desapareceram vários menores alegadamente roubados aos progenitores.

A série de reportagens ‘O Segredo dos Deuses’ foi apresentada pela jornalista Alexandra Borges, que agora é colaboradora da Global Media, em dezembro de 2017

Partilhe este artigo

Reply