Processo está atualmente na barra do tribunal pois tanto o organismo como o beneficiário entendem ter sido lesados, estando agendado uma sessão para fevereiro
A Segurança Social demorou 49 dias a rececionar um email de aviso de um beneficiário, a quem tinham sido depositados 788 mil euros de subsídio de desemprego, na sua conta bancária, por engano, revelou esta terça-feira o ‘Correio da Manhã’. O processo está atualmente na barra do tribunal pois tanto o organismo como o beneficiário entendem ter sido lesados, estando agendado uma sessão para fevereiro.
A 12 de fevereiro de 2021, a Segurança Social fez uma transferência de perto de 800 mil euros ao beneficiário do que seria o subsídio de desemprego. Este questionou o banco e na impossibilidade de reverter a transferência, informou a Segurança Social do erro. O email foi redirecionado para os serviços da Segurança Social e só foi rececionado a 6 de abril.
O beneficiário foi então chamado à Polícia Judiciária para justificar a transferência da verba para outra conta, no mesmo banco, o que gerou um alerta automático no sistema devido aos elevados valores. Decidiu avançar com uma processo judicial contra a Segurança Social e contra o banco, a mesma decisão tomada pela Segurança Social, pelos prejuízos sofridos.
Parte da verba já foi recuperada pelo Instituto da Segurança Social em janeiro de 2022, cerca de 748 mil euros, segundo revelou fonte oficial, que apontou que os restantes 40 mil euros “aguardam decisão judicial”. O ‘engano’ motivou um reforço dos “mecanismos de controlo no plano da deteção de inconformidades no pagamento de prestações e apoios sociais para evitar situações semelhantes”.