O Festival Sudoeste ainda vai ser alvo de uma avaliação da Proteção Civil e da Guarda Nacional Republicana para a sua realização, garantiu esta quinta-feira o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
O festival, que vai decorrer na Zambujeira do Mar, arranca este sábado até ao próximo dia 6, esteve interrompido durante dois anos devido à pandemia da Covid-19 – à semelhança do que se passou no Super Bock Super Rock, que foi obrigado a passar para o Parque das Nações, em Lisboa, devido ao risco de incêndios.
“A partir do momento em que se levantou o período de contingência e de alerta de nível político, cada realização em cada território em concreto obedece a uma prévia verificação das condições e uma prévia autorização por parte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e da própria GNR, que fazem a avaliação do risco”, revelou o ministro.
“Em função da avaliação do risco, decidem e determinam, de acordo com a lei, as condições para a sua realização ou não nos termos propostos. Se for caso disso, pode haver adaptações às propostas pré-existentes tendo em vista o cumprir daquelas que são as normas de segurança e diminuição do risco”, finalizou.